10% de chance de ficar muito rico e outras coisas
E se houvesse 10% de chance de ficar muito rico? Passar na YCombinator estatisticamente te dá 10% de chance de ficar multimilionário.
O que é a YCombinator? Numa analogia tosca, é Harvard para startups: eles investem USD 500 mil na sua empresa, em troca de 10% de participação. Depois, durante 3 meses, te ajudam a desenvolver seu produto e encontrar investidores. O Airbnb, Dropox, Coinbase, Rappi e Brex saíram de lá.
Desde 2005 a YCombinator acelerou 3000 empresas. Dessas 3 mil empresas, 260 foram avaliadas em mais de USD 150 milhões e 90 em mais de USD 1 bilhão. Se considerarmos que cada empresa tem 2 fundadores, dos 6000 que participaram do programa, mais de 600 ficaram com patrimônio milionário ou bilionário - pelo menos no papel. O valor de mercado somado das 30 maiores empresas que saíram de lá é aproximadamente USD 575 bilhões.
Se extrapolarmos e considerarmos que o retorno passado é similar ao retorno futuro, existe 10% de chance de ficar rico se você fizer o programa de aceleração deles.
Quem trabalha no mercado financeiro vai ficar indignado com essa afirmação porque existe aquela máxima de que “retorno passado não garante retorno futuro”. Mas a YCombinator é diferente. Ao invés de tentar prever o futuro, como fazem os economistas, eles tentam construí-lo.
O processo seletivo tem só duas etapas: o preenchimento de uma longa aplicação escrita e, se você passar, uma entrevista final de 10 minutos. Eu e meu sócio já aplicamos, passamos para a fase final de entrevista, mas não entramos.
Só o processo de aplicação me fez pensar em várias coisas, duas delas abaixo.
Encontrando bilionários
Se considerarmos que: 1) o indicador de sucesso da YCombinator é produzir empresas bilionárias e 2) o processo seletivo busca encontrar pessoas com potencial de construir empresas bilionárias e, 3) a principal etapa do processo é um formulário com perguntas, então a YCombinator conseguiu criar um formulário em texto para detectar potenciais bilionários.
O formulário tem por volta de 30 perguntas diferentes, a maioria relacionadas à sua empresa, ideia, história, números e trajetória. Essas perguntas são fáceis de responder, se você for uma pessoa com convicção. As mais difíceis de responder são essas abaixo:
1. Por favor nos diga algo surpreendente ou impressionante que um de vocês descobriu.
2. Por favor nos diga em uma ou duas frases qual foi a coisa mais impressionante que você fez ou criou que não seja essa startup.
3. Diga alguma vez que você hackeou algo que não seja um computador.
A primeira pergunta diz muito sobre a inteligência de alguém. Eles querem que você mostre que repara em coisas que outras pessoas não reparam porque isso tem uma importância grande na hora de escalar uma empresa. Se você não tiver um olhar atento às mudanças da sociedade, da economia e do comportamento humano não vai conseguir perceber o que os outros não percebem.
Essa pergunta é muito difícil de responder porque a resposta fica na ponta da língua, mas é difícil manifestá-la em palavras.
Quando aplicamos para a Y Combinator, essa foi nossa resposta:
É impressionante o número de pessoas que acha que as redes sociais escutam suas conversas com o microfone para mostrar propagandas.
Muitas pessoas acham isso porque reconhecimento de voz é um conceito simples de atender e parece tecnicamente fácil já que é usado muito no dia a dia (Alexa, Siri, etc).
É difícil convencer as pessoas do contrário porque o algoritmo de redes sociais são quase confundidos com mágica.
A segunda pergunta é mais objetiva. Ela quer saber se você já fez alguma coisa incrível antes, porque isso é uma evidência de que você pode fazer outras coisas incríveis no futuro. Mas ela não precisa ser relacionada a negócios ou computadores. Ela precisa ser criativa. Eu fiz essa pergunta para um amigo e ele respondeu: “a coisa mais incrível que eu fiz na minha vida foi salvar meu pai do alcoolismo”.
Nossa resposta:
No Brasil, o WhatsApp é a principal forma de comunicação entre médicos e dentistas com seus pacientes. Criei um arquivo PDF com hiperlinks muito simples que os médicos podiam compartilhar com seus pacientes no WhatsApp e vendi 10.000 deles, faturando mais de R$ 2 milhões de reais.
A terceira pergunta é a mais importante (Diga alguma vez que você hackeou algo que não seja um computador). O que é “hackear alguma coisa que não seja um computador?”. A tradução mais precisa na nossa língua é dar um jeitinho brasileiro para atingir algum objetivo.
Porque isso é importante? Porque dizem que investidores decidem em alguns minutos se você é um winner ou um looser. E a principal característica para eles te acharem um winner é ser formidável. Como essa é uma palavra que se usa pouco, vou definir ela pelo dicionário: gigantesco, que suscita admiração, colossal, magnífico. É aquela pessoa que parece que vai conseguir o que quer não importa o que disserem pra ela. Hackear algum aspecto da sociedade é um jeito de mostrar que as normas não vão te impedir de atingir seus objetivos.
A resposta do meu sócio:
Médicos e dentistas no Brasil participam de vários grupos de WhatsApp. Quando comecei a vender design gráfico para eles, dei 5% de desconto cada vez que alguém me adicionava a esses grupos, alegando que era para networking. Cada grupo tinha mais de 250 pessoas. Exportei essas listas de centenas de grupo e entrei em contato com todos, reduzindo meu custo de aquisição de clientes a quase zero.
A minha resposta
Quando eu entrei no ensino médio, escutei o boato de que as provas finais do terceiro colegial sempre eram idênticas, porque as perguntas eram retiradas dos vestibulares mais famosos. No primeiro dia de aula, peguei as provas com os alunos do terceiro, esperei 3 anos e gabaritei todas as provas finais, que eram realmente idênticas.
Escrita
A segunda coisa que eu percebi é que quanto mais você escreve sobre um assunto, mais você entende sobre ele. Escrever é uma forma de aprender.
Até preenchermos a aplicação, usávamos nomes difíceis para explicar conceitos simples sobre a Faster. Mas a Y Combinator detesta isso. Eles são imunes a jargões de marketing, para eles é só barulho.
Antes de fazer a aplicação para a YCombinator, a gente explicava a Faster para investidores dizendo: “Escalamos operações de design dos melhores times de marketing criando o que a gente chama de all-in-one workspace para os times criativos”.
O que significa essa frase? Nada. Quem está escutando isso não faz ideia do que é a Faster. O que é “escalar operações de design”? O que são “times criativos”? O que é “all-in-one workspace”?
Depois de escrever nossa aplicação para a YCombinator, a frase introdutória ficou assim: “Permitimos que empresas contratem projetos de design em 24 horas e organizem esses projetos de uma forma tão eficiente quanto Trello”.
Muito melhor, né?
Outras coisas aleatórias
1. Quando eu tinha 18 anos, a maioria das pessoas que eu conhecia em lugares públicos eram mais velhas do que eu, porque geralmente essas pessoas estavam trabalhando e eu era pequeno demais para trabalhar. As pessoas mais novas eram facilmente detectáveis, porque é fácil distiguir entre alguém de 12 e 18 anos. Mas hoje em dia não. Eu me surpreendo toda hora porque é muito mais comum encontrar pessoas mais novas que eu. É muito mais difícil distinguir se alguém tem 25 ou 30 anos do que 12 ou 18. Quando eu pergunto a idade de alguém e ela diz que tem menos de 27 anos, cai a ficha de que eu estou lentamente ficando mais velho. - I'm turning 30.
2. A vida é curta ou acharíamos ela curta mesmo se vivêssemos até os 200 anos? A vida é curta. O natal mágico do seu filho vai durar 8 anos: dos 2 aos 10 anos. E 8 não é uma quantidade grande de nada: 8 aviões, 8 elefantes, 8 computadores.
3. Quando eu era adolescente eu odiava que meu pai tirava foto de tudo durante as viagens. Ele sempre dizia “quando você ficar mais velho você vai se arrepender de dizer isso”. Me arrepender de quê? De passar vergonha em púbico? Só quando eu cresci e fui fazer viagens sozinhos que eu entendi. As fotos não são pra agora, são pro futuro.
4. Quando seu celular diz que há “10% de chance de chuva” não é que existe 10% de chance de chover e 90% de não chover. É que, no município em que você está, vai chover em 10% dos lugares e não chover em 90% dos lugares. Matematicamente, o resultado é o mesmo se você considerar que está em um lugar aleatório dentro da cidade.
5. Tem um ditado popular que diz que você não encontra amor se estiver procurando por ele. Isso nunca fez sentido pra mim, porque as chances de você achar alguma coisa procurando por ela é maior do que se não procurar. Mas eu finalmente entendi o que significa essa expressão. Quando as pessoas falam isso, leva a parecer que é algo exotérico, como se uma energia impedisse você de achar amor se buscar por ele. Mas é um efeito puramente psicológico e matemático. Faça esse exercício mental:
Quando você está no modo “procurando por amor”, se você sai com 10 pessoas e não se apaixona por nenhuma delas, seu índice de saída/amor é zero e isso vai te frustrar. No exato momento que você desliga esse modo e para de contar, se você sai com 100 pessoas e se apaixona por 1, vai parecer que você se apaixonou simplesmente porque parou de procurar, quando na verdade você só esqueceu de contar.
Até a próxima! :)