Esse é um resumo de um ensaio que eu escrevi em novembro de 2020, depois de ver um amigo que criou um perfil no TikTok ir de zero a 1 milhão de seguidores em um ano.
Eu comecei a me perguntar: porque algumas pessoas criam páginas no Instagram, postam nelas por meses, mas não passam de mil seguidores? O que separa elas das páginas bem sucedidas? Depois que terminei de escrever esse texto eu percebi que essas descobertas não se aplicam só para páginas no Instagram, mas pra qualquer tipo de trabalho criativo. Então onde você ler “seguidores nas redes sociais” você pode substituir por “qualquer tipo de trabalho criativo”.
Pra ganhar muitos seguidores nas redes sociais você precisa fazer 2 coisas: postar conteúdo de qualidade e fazer isso com uma persistência obsessiva. Difícil, mas menos difícil do que poderia ser. A maioria das pessoas fracassa porque peca em alguma dessas duas coisas.
A sorte tem um papel inevitável, mas você pode reduzir drasticamente a dependência nela. Esse ensaio é pra aquele seu amigo que criou um TikTok engraçado, uma página no Instagram sobre culinária ou uma newsletter sobre negócios.
Antes da fama
Muita gente quer ficar famoso na internet, mas nem todo mundo está disposto a admitir isso. Por que é difícil admitir que quer ficar famoso na internet? Porque ainda confundimos “fama de internet” com “fama de revista Caras”. As pessoas tem vergonha de admitir que querem ficar famosas porque tem medo dos outros acharem que elas são vaidosas e superficias.
Feche os olhos e imagine uma pessoa famosa no Instagram. Qual imagem vem na sua cabeça? Provavelmente uma modelo, de 20 e poucos anos, que recebe milhares de reais de presentes todos os dias, tira férias nas Maldivas de graça e ganha dinheiro fazendo propaganda de um chá de emagrecimento que não funciona. O imaginário da sociedade associou “fama de redes sociais” com “blogueiras digital influencers”. Você pode ser famoso nas redes sociais sem falar de estilo de vida ou maquiagem. Não que haja nenhum problema em falar sobre isso, mas esse texto não é para essas pessoas.
Ser reconhecido nas redes sociais é uma espécie de fama paralela, que só compartilha algumas características com a fama de revista. O ideal é que você seja famosa o suficiente para ser reconhecida no seu trabalho, mas não suficiente para ser alvo de coluna de fofoca.
Mas porque alguém iria querer ter muitos seguidores nas redes sociais? Para ganhar mais dinheiro. Com muitos seguidores, você não precisa fazer esforço para convencer as pessoas a pagarem por algo que você vende, porque sua autoridade e reputação precedem a sua pessoa. Um Instagram com milhões de seguidores não é nada mais do que um canal de aquisição de clientes. A fama na internet é um facilitador de geração de riqueza. Ter muitos seguidores nas redes sociais é uma forma de atingir objetivo que a maioria das pessoas sonha em atingir: viver fazendo o que você ama sem as amarras de um trabalho corporativo.
Quando algum amigo é muito bom em alguma coisa, eu costumo falar pra ele abrir um Instagram ou TikTok sobre o assunto. A resposta que eu ouço com mais frequência é alguma variação de "ah, mas eu não entendo nada de marketing", como se entender de marketing fosse o requisito número 1 para conquistar muitos seguidores. Se fosse, as únicas pessoas famosas na internet seriam publicitários e marketeiros. Você não precisa entender de internet para crescer uma conta numa rede social.
Conteúdo de qualidade
O que você precisa fazer é postar conteúdo de qualidade. Parece óbvio, mas é exatamente o que as pessoas não fazem. O que é conteúdo de qualidade? Conteúdo de qualidade é um conteúdo que é tão legal, mas tão legal, que dá vontade de mostrar para as pessoas. É aquele post que faz você pensar: meu Deus, eu preciso mostrar para o mundo isso que eu acabei de descobrir.
Produzir conteúdo assim é mais difícil do que parece. A maioria das pessoas consegue até criar coisas legais, mas não tão legais a ponto de fazer as pessoas quererem enviar para os amigos. A linha entre um conteúdo muito bom e um conteúdo tão bom que dá vontade de espalhar é super tênue.
Se você conseguir criar um conteúdo tão bom que dá vontade de mostrar para as pessoas, a sua conta vai crescer organicamente: isso é, como seus seguidores vão mostrar para outras pessoas o que você posta, você não vai precisar ter 1 milhão de seguidores para atingir 1 milhão de pessoas. Em troca do seu conteúdo interessante, seus seguidores vão mostrar a sua página para os amigos e esses amigos vão seguir você. Parece um tiro no escuro, mas funciona. Não existe nenhuma forma de crescer uma página organicamente sem conteúdo que dá vontade de divulgar.
Mas como saber se o conteúdo que você vai postar é interessante o suficiente? Não dá pra garantir que tudo que você cria é bom, mas dá pra garantir que tudo que você posta é: simplesmente não poste aquilo que você não achou que ficou excelente. Se você achar que vai postar pouca coisa dessa forma, comece a produzir muito mais conteúdo. Você vai ter postado coisas ruins, mas o número de coisas boas vai compensar elas. Repare que todos os perfis com muitos seguidores no Instagram ou as newsletters mais famosas tem milhares de posts feitos. Quanto mais coisas interessantes você postar, mais as pessoas vão te seguir.
Persistência obsessiva
Mas bom conteúdo não é suficiente para ficar famoso, porque com esforço, pessoas criativas conseguem produzir bom conteúdo. E como existem muito mais pessoas criativas do que páginas com muitos seguidores, tem algo que separa a criatividade da fama. É preciso de outro atributo, que é ainda mais difícil de atingir: persistência. Como essa persistência se manifesta? É só olhar o gráfico abaixo.
Persistência se manifesta na disciplina de postar constantemente mesmo sem ter uma audiência para ver. Isso é muito difícil. Criar conteúdo sem ter gente para ler é um tiro de escopeta no próprio ego. Eu percebi isso quando reparei que o principal motivador para pessoas começarem conteúdo na internet não é ganhar milhões seguidores, é a opinião das outras pessoas. E você pode usar isso a seu favor para ter disciplina: anuncie em público que você vai fazer muitos posts, porque vai criar na sua cabeça o compromisso com seus seguidores. Ninguém quer ser lembrado como uma pessoa que desiste fácil.
Porque as pessoas desistem no caminho? Porque elas gostam mais de receber elogios do que de produzir conteúdo. Ela pode até gostar do assunto que está escrevendo, mas gosta mais do disparo de dopamina que acontece no cérebro quando recebe uma curtida. Se a pessoa não for completamente obcecada pelo que está criando, a ausência de feedback vai fazer ela querer parar de criar. As pessoas que resistem são as que tem satisfação em produzir conteúdo e não satisfação em ganhar seguidores. É por isso que uma das necessidades fundamentais é amar de paixão o assunto, se não, quando você passar por uma maré de posts com pouco engajamento, você vai querer largar.
Vergonha
Tem pessoas que desistem no caminho e tem aqueles que sequer começam. Muita gente não consegue dar o primeiro passo porque tem medo do que as pessoas vão achar delas: o famoso medo de parecer ridículo. Elas acham que as pessoas vão sentir a mesma vergonha alheia que ela sente quando vê alguém que conhece começar a falar pra câmera. Elas tem medo de chegarem em público e os amigos falarem, com tom de risada, “e aquela página que você criou, ein?”.
Ninguém quer que seus amigos vejam seu TikTok com 50 likes, mas todo mundo quer que as pessoas vejam seu TikTok com 1 milhão de likes. É como se a fama anulasse a vergonha da exposição. Eu batizei esse medo inicial, que costuma paralisar as pessoas, de vale da vergonha.
Para vencer o vale da vergonha você precisa se lembrar de que ninguém está nem aí pra você. Todas as pessoas ao seu redor estão presas nos seus monólogos internos; nas suas próprias obsessões e vergonhas; nos seus próprios medos e desafios.
Resumindo a história:
Encontre um assunto que você é completamente apaixonado.
Produza conteúdo com altíssima qualidade, que dê vontade de mostrar para as pessoas.
Faça isso por tempo o suficiente e não desista no caminho.
Difícil, mas menos difícil do que parece.
Eu acho um trabalho muito arriscado de Influencer, não tenho essa coragem e nem determinação. Já é difícil ter um um chefe ou 2, imagina ter mil chefes te cobrando, te cobrando, ameaçando parar de seguir. Fora que eu não vejo segurança em um trabalho assim, você tem que se reinventar, não tem aposentadoria, não tem garantias, nem CLT com seguro desemprego.