Tudo que aconteceu até agora na sua vida só existe dentro do seu cérebro. Um pedaço de dois kilos de carne, consistência gelatinosa, flutuando em líquido e revestido de osso. Essa sensação de que os fatos do passado ainda existem fisicamente em algum lugar é uma ilusão. E, mesmo assim, o passado parece algo tangível, exposto, acessível, que qualquer um à nossa volta pode entrar abrindo uma portinha.
Cada vez fica mais claro pra mim que o segredo para a felicidade é ligar menos para o que as pessoas pensam sobre você. Fazer isso é muito difícil porque fomos construídos para se importar com o que os outros pensam. Nossos ancestrais que se importavam mais com a opinião dos outros se enturmavam melhor nas tribos e por isso sobreviviam mais, passando essa característica pra gente pelo DNA.
Um jeito de não ligar para o que os outros pensam é lembrar quantas vezes você pensa nos outros. Supondo que você pense em 5 amigos por semana e que cada pessoa tenha 10 amigos, numa rede de 100 pessoas, as chances de alguém pensar em você em uma determinada semana é 5/1000.
Abaixo, é como as pessoas acham que o mundo funciona: todos os seus conhecidos pensando em você e te julgando em vários momentos do dia:
Assim é como realmente é. Ninguém está nem aí pra você:
As redes sociais são uma praga que propagam esse sentimento na velocidade da luz.
Você já parou pra pensar no que é o Instagram? O Instagram é uma ferramenta de gerar dopamina no cérebro através de provas sociais de que você é feliz. Esse é o principal motivo de uso entre as pessoas de 15-30 anos: suscitar inveja nas pessoas mostrando que a sua vida é mais legal que a delas. Eu ainda acredito que a humanidade vai acordar um dia e perceber isso, entrar numa catarse coletiva e se revoltar contra Mark Zuckerberg.
Esse gráfico abaixo é assustador: o aumento no número de suicídios, envenenamento e depressão entre adolescentes. O pico condiz exatamente com a popularização do Facebook e o lançamento do Instagram.
As pessoas moldam seu comportamento para agradar e impressionar as outras pessoas e isso vira um ciclo vicioso, porque é impossível agradar e impressionar as pessoas pra sempre. Se a sua felicidade depende disso, você precisa tratar esse sintoma na terapia. É como meu pai diz: você precisa se bastar.
Outro segredo para felicidade é passar mais tempo produzindo novas memórias do que acessando as antigas. Quantas vezes na semana você fica preso numa espiral de pensamentos sobre o passado, regurgitando possibilidades de coisas que poderiam ter sido diferentes? Se você virar sua mente para o futuro que você pode construir e menos para o passado que já foi construído, você vai perceber que existe uma infinidade de desdobramentos positivos para sua vida que estão ao seu controle.
Lembrar que você vai morrer também ajuda. Em algumas décadas, seu coração vai parar e você vai ser enterrado ou cremado; suas cinzas ficarão guardadas em algum lugar e o mundo continuará girando, as pessoas continuarão vivendo e a história continuará sendo escrita. Assim como uma pessoa que morreu em 1800 e hoje sequer é lembrada, o mesmo vai acontecer com você. Pensar nisso é uma forma de lembrar que você não tem nada a perder.
Nossa sensação de consciência faz a gente pensar que o mundo gira a nossa volta, como se fôssemos o personagem principal de alguma narrativa maior. Mas existem outros 9 bilhões de personagens principais, todos pensando a mesma coisa.
Outras coisas
Meditação
Dizem que a meditação ajuda a viver melhor, mas eu ainda não consegui entender porque eu não pratico com frequência. Como ficar sem pensar nada por 15 minutos pode melhorar tanto a qualidade de vida das pessoas? Minha teoria é que ficar sem pensar nada por 15 minutos limpa a memória RAM da sua cabeça e elimina esses pensamentos intrusivos que comprometem nosso bem estar, como se você resetasse em 10 minutos seus incômodos e desse um boost de felicidade.
Energia
Somos muito mais dependentes de combustíveis fósseis do que imaginamos. A maioria das pessoas que vive nas cidades pensa que o principal uso do petróleo, carvão e gás natural é o transporte (carros, aviões e ônibus) e a energia elétrica (lâmpadas, eletrodomésticos e fábricas). Isso não é verdade.
O principal uso de combustíveis fósseis no mundo é a produção de comida, cimento, amônia, aço e plástico. Mais de 20% de todo o petróleo, gás e carvão usado no mundo tem a função de levar o arroz, feijão, ovos e carne ao seu prato.
Para produzir 1kg de pão, por exemplo, é necessário o equivalente a 1 copo inteiro de diesel. Essa energia é usada para transportar as sementes, irrigar o solo, produzir enormes quantidades de nitrogênio necessário para fertilização, carregar a safra até conteiners, alimentar os navios que vão transportá-lo, entre outras coisas.
Colocar frango na mesa consome ainda mais energia. Para alimentar um frango vivo são necessários 3kgs de milho. Para produzir 3kgs de milho são necessários o equivalente a uma garrafa de vinho cheia de diesel. Isso significa que, para produzir 1kg de pão é necessário mais energia do que pra produzir 1kg de carne.
Essa dinâmica tem um impacto direto no veganismo. Um dos principais argumentos de quem escolhe essa dieta é de que ela faz bem para o meio-ambiente, mas não é verdade. Comer planta é tão prejudicial ao meio ambiente como comer animais. Certamente é menos cruel, mas não gera menos gases de efeito estufa.
Li tudo isso no livro How the World Actually Works (na Amazon aqui).
Clichês
Clichês são importantes porque condensam consensos da sociedade e os fazem acessíveis para todo mundo. “Ações falam mais que palavras” e “a grama do vizinho é sempre mais verde” são dois exemplos bons clichês. Curtos, diretos e carregam uma enorme sabedoria sobre conceitos fundamentais de uma vida feliz.
E o quão verdadeiros são os clichês? Muito verdadeiros, porque se não fossem, não teriam sido repassados de geração em geração. Alguém teria percebido que é falso e morreria ali. É como um vírus que não se reproduz sem hospedeiro. Um clichê é uma opinião que virou jurisprudência.
Plantas
Esse mês várias plantas começaram a morrer no meu apartamento. Isso me fez pensar: plantas tem uma “hora da morte”, igual ao ser humano? Os seres humanos morrem quando o coração para de bater. É um momento específico no tempo. Existe um equivalente a isso no mundo das plantas, ou o conceito de morte é outro?
Waze
Minha vida mudou quando meu irmão me disse que as flechinha em cima do Waze indicam a faixa que você precisa ficar.
Álcool, de novo
O álcool é a única droga que as pessoas acham que você tem um problema se não usa.
Vendas
Ninguém gosta de ser lembrado que vai comprar alguma coisa. O mercado inventa vários nomes para mascarar as funções dos vendedores. Alguém cuja responsabilidade é gerar reuniões é chamado de SDR, ou Sales Development Representative; alguém que vende um serviço de comunicação é um “Executivo de contas", alguém do comercial de uma empresa de software faz “Desenvolvimento de negócios”, alguém que vende produtos financeiros é um "assessor de investimentos”, alguém que vende empresas trabalha com “investment banking’.
Eu adoro esse meme:
Ele significa que pessoas burras usam só Apple Reminders para anotar as coisas. Pessoas medianas usam Notion, Monday, Clickup, Trello, e etc. E pessoas inteligentes também só usam o Apple Reminders.
Até a próxima! :)