Quem assiste BBB é burro?
Esses dias um amigo me disse que assistir ao BBB faz você perder neurônios. O que será que faz as pessoas acharem que assistir a um reality show é quase uma falha moral?
A sociedade encontra formas de quantificar a inteligência das pessoas pelo conjunto dos seus gostos. Quem é interessado por filmes do Almodovar é tido como intelectualmente superior a quem só assiste comédias românticas. Quem escuta funk no fone de ouvido é julgado como uma pessoa de mau gosto, enquanto quem é viciado por rock indie dos anos 80 é culto.
Mas por que achamos que quem gosta de filmes do Almodovar e rock indie dos anos 80 é intelectualmente superior? Por dois motivos: esforço e escassez.
Quanto mais esforço for necessário para compreender uma obra, mais as pessoas vão achar que você é inteligente por gostar dela. Se eu não consigo entender alguma coisa e meu amigo não só entende como gosta muito, ele provavelmente deve ter habilidades que eu não tenho.
E quanto mais escasso for o acesso a ela, mais especial você vai ser por ter conseguido encontrá-la. O mundo valoriza a escassez. Quanto mais rara uma coisa é, maior é o seu valor.
Reality shows, como o "BBB" e "De Férias com Ex" combinam ausência de esforço com abundância de acesso: não é necessário nenhum repertório para entender o que está acontecendo, assim como o acesso ao conteúdo é muito fácil.
Na minha opinião, o Big Brother é um dos melhores programas na TV porque testa de forma completamente atípica o ser humano ao confinar 20 pessoas loucas por fama e dinheiro dentro de uma casa.
Se você ainda não está convencido do que eu estou falando, veja esse artigo do G1 que mostra um infográfico do aumento de seguidores dos participantes do BBB20. Dos 20 participantes, 16 ganharam ao menos 1 milhão de seguidores depois de participar do programa. Como a probabilidade de ficar rico com 1 milhão de seguidores é muito alta, isso significa que participar do BBB te dá 80% de chance de ficar rico - comparado com 1/25 milhões de ganhar na MegaSena.
Quantas vezes temos a oportunidade de assistir algo assim? E respondendo a pergunta do título: não, assistir Big Brother e inteligência não tem qualquer ligação.