Tatuagens, áudios no WhatsApp, PIX, comer carne e outras coisas
Pensamentos aleatórios de 01/08 até 16/08
Tatuagens
Uma tatuagem numa área da pele que é sempre visível diz: “eu quero que todas as pessoas vejam minha tatuagem”. Uma tatuagem numa área pouco visível diz: “eu quero que só algumas pessoas vejam minha tatuagem”. Não tem problema com nenhuma das duas se você levar em consideração que tatuagem é arte. Quando você escutar alguém dizer que tatuagem tem que ter significado, não é que ela não entende de tatuagem, é que talvez ela não entenda que tatuagem é arte.
Mas por que algumas pessoas insistem que tatuagem precisa ter significado? Porque é mais fácil de justificar para as pessoas que você pintou seu corpo pra sempre se você tiver um motivo melhor do que o estético. Se a razão for só estética, você vai parecer vaidoso por querer ficar mais bonito e inconsequente porque a tinta nunca vai sair.
Torre Eiffel
Esses abaixo são os desenhos rejeitados da Torre Eiffel. Todos parecem mais feios do que o atual. Ou acharíamos que o desenho escolhido é pior se a Torre Eiffel fosse um desses rejeitados? Achar isso implica dizer que não existe bom gosto e dizer que não existe bom gosto implica dizer que não existe boa arte.
Colapso
Existe uma forma da sociedade entrar em colapso que não envolve guerra ou desastre natural: se todo o histórico de busca do Google vazasse. Se fosse possível, por exemplo, digitar o nome de uma pessoa e saber tudo que ela já buscou na vida. Seria necessário um novo contrato social.
Comer carne
Um sinal de que a humanidade está avançando é que agora as pessoas perguntam se você come carne quando está escolhendo a comida no restaurante. Se as pessoas perguntam isso, é porque um número grande o suficiente de pessoas não come carne.
“Esqueci…”
Sabe quando você está conversando com alguém e do nada esquece o que ia falar? Tem uma forma infalível de lembrar: fechar os olhos e pensar na última coisa que vocês estavam conversando logo antes de você esquecer. O pensamento vai surgir instantaneamente como mágica.
PIX
O surgimento do PIX transformou as relações sociais. Pessoas que dependem de ajuda na rua agora tem uma forma de serem ajudadas com quase zero fricção - a desculpa “eu não tenho” desapareceu, porque antes muita gente não tinha dinheiro físico, mas hoje em dia todo mundo tem PIX. Quando amigos deviam entre si baixas quantidades de dinheiro, a fricção de fazer uma TED fazia com que essas pessoas não se pagassem. Como o PIX é instantâneo e gratuito, preguiça e custo foram eliminados da equação.
Áudios no WhatsApp
Falar “vou mandar um áudio porque é mais fácil” implica que mandar um áudio é mais fácil pra quem está recebendo, mas é exatamente o oposto. Quem manda o áudio está com preguiça de digitar e prefere transferir a perda de tempo de ouvir o áudio para quem recebe. Transformar ideias em fala ao invés de texto exige menos esforço mental.
“Faz um app pra mim?”
Pessoas que não são da área da tecnologia acham que construir software é relativamente fácil. Quantas vezes você já ouviu a frase “consegue criar um app pra mim?”. Construir grandes softwares de qualidade é tão difícil quanto construir carros ou aviões. As pessoas usam a expressão “criar um app” como se envolvesse mais inspiração do que engenharia, mas não usam “criar” pra se referir a prédios e aviões.
Como Googlar
Se você quiser fazer uma busca no Google por uma coisa extremamente específica, pessoal ou sentimental; algum macete ou dica; algo que você tem curiosidade mas nunca manifestou pro mundo; alguma insegurança, digite "[pergunta] + reddit”. O Reddit é uma rede social extremamente famosa nos Estados Unidos que a analogia mais precisa que eu consigo imaginar é “uma conexão direta com o cérebro de pessoas únicas”.
Produtos extremamente populares
Quando um produto é extremamente popular, as pessoas tendem a achar que ele dá muito dinheiro. Isso não é verdade. A Uber, por exemplo, é um modelo quase fracassado: é a empresa que mais queima dinheiro sucessivamente nos Estados Unidos. Eles não conseguem fazer com que os custos operacionais e de aquisição de clientes superem a receita. E talvez nunca consigam. A mesma coisa vale para o Twitter, que é financeiramente terrível: a Apple gera 4x mais receita vendendo AirPods do que a o Twitter. Eu não duvidaria que o McDonalds gere mais receita que o Twitter vendendo só batatas fritas.
Até a próxima! :)