Teoria geral da fama na internet
O que você precisa saber para ganhar muitos seguidores na internet
Pra ganhar muitos seguidores nas redes sociais você precisa fazer 2 coisas: postar conteúdo de qualidade e fazer isso com uma persistência obsessiva . Difícil, mas menos difícil do que poderia ser. A maioria das pessoas fracassa porque peca em alguma dessas duas coisas.
A sorte tem um papel inevitável, mas você pode reduzir drasticamente a dependência nela. Esse texto é pra aquele seu amigo que criou um TikTok engraçado, uma página no Instagram sobre culinária ou um perfil para o escritório de advocacia. Tudo que está aqui é fruto das minhas ideias e anotações de papos com dois amigos: Pedro Carneiro, que atingiu 180 mil seguidores na conta do Instagram em menos de 1 ano e Murilo Bizelli, que tem 1 milhão e 300 mil seguidores no TikTok.
Vou explicar a teoria por trás da conquista de muitos seguidores nas redes sociais
Antes da fama
Muita gente quer ficar famosa na internet, mas nem todo mundo está disposto a admitir isso. Por que é difícil admitir que quer ficar famoso na internet? Porque ainda confundimos “fama de internet” com “fama de revista Caras”.
Ser reconhecido nas redes sociais é uma espécie de fama paralela, que só compartilha algumas características com a fama de revista. O ideal é que você seja famoso o suficiente para ser reconhecido em algum meio, mas não suficiente para ser alvo de coluna de fofoca.
E qual a vantagem de ter muitos seguidores nas redes sociais? Dinheiro. Você não precisará fazer esforço para convencer as pessoas a pagarem por algo que você vende, porque sua autoridade e reputação precedem a sua pessoa. Fama na internet é um facilitador de geração de riqueza.
Quando alguém é muito bom em alguma coisa, eu costumo falar pra ele abrir um Instagram sobre o assunto. A resposta que eu ouço com mais frequência é alguma variação de "ah, mas eu não entendo nada de marketing", como se entender de marketing fosse o requisito número 1 para conquistar muitos seguidores. Se fosse, as únicas pessoas famosas na internet seriam publicitários.
O Murilo e o Pedro comprovam minha teoria: no nosso papo, ambos começaram a contar sua história falando que no início das páginas, eles não entendiam absolutamente nada de marketing ou de internet (tinham menos de mil seguidores no Instagram). Você não precisa entender de internet para crescer uma conta numa rede social.
Conteúdo de qualidade
A primeira coisa que você precisa fazer para ficar famoso na internet é postar conteúdo de qualidade. Parece óbvio, mas é exatamente o que as pessoas esquecem de fazer. O que é conteúdo de qualidade? Conteúdo de qualidade é uma coisa que é tão legal, mas tão legal, que dá vontade de marcar os amigos nos comentários. É aquele post que faz você pensar: meu Deus, eu preciso mostrar para o mundo isso que eu acabei de descobrir.
Produzir conteúdo assim é mais difícil do que parece, porque a maioria das pessoas consegue criar coisas legais, mas não tão legais a ponto de fazer as pessoas quererem mostrar para os amigos. A linha entre um conteúdo muito bom e um conteúdo tão bom que dá vontade de espalhar é tênue.
Veja se você conhece essa história: uma pessoa cria uma página no Instagram sobre alguma coisa. Ela coloca uma foto de perfil elegante, um feed cheio de cor, vários destaques com ícones bem feitos e faz alguns posts por semana. Seus principais amigos repostam o conteúdo com frequência, para dar aquela ajuda, mas o número total de seguidores não passa de mil. O que ela fez de errado? Ela criou conteúdo que pode até ser interessante, mas não dá vontade de mostrar pra ninguém.
Se você conseguir criar um conteúdo tão bom que dá vontade de mostrar para as pessoas, a sua conta vai crescer organicamente: isso é, como seus seguidores vão mostrar para outras pessoas o que você posta, você não vai precisar ter 1 milhão de seguidores para atingir 1 milhão de pessoas. O Pedro atinge 1 milhão de contas por semana, mas só tem ⅕ desse número de seguidores. A diferença entre o número de pessoas que te seguem e o número de contas que você atinge é o que faz aumentar o seu saldo de seguidores.
Em troca do seu conteúdo interessante, seus seguidores vão mostrar a sua página para os amigos e esses amigos vão seguir você. Parece um tiro no escuro, mas funciona. Não existe nenhuma forma de crescer uma página organicamente sem conteúdo que dá vontade de divulgar.
Mas como saber se o conteúdo que você vai postar é interessante o suficiente? Não dá pra garantir que tudo que você cria é bom, mas dá pra garantir que tudo que você posta é - simplesmente não poste aquilo que você não achou que ficou excelente. Se você achar que vai postar pouca coisa dessa forma, comece a postar 5 vezes mais conteúdo. Você vai ter postado coisas ruins, mas o número de coisas boas vai compensar elas. Repare que todos os perfis com muitos seguidores no Instagram tem mais de 1.000 posts feitos na linha do tempo. Quanto mais coisas interessantes você postar, mais as pessoas vão te seguir. Volume é o segredo.
Persistência obsessiva
Mas bom conteúdo não é suficiente para ficar famoso, porque com esforço, pessoas criativas conseguem produzir bom conteúdo. E como existem muito mais pessoas criativas do que páginas com muitos seguidores, tem algo que separa a criatividade da fama. É preciso de outro atributo, que é ainda mais difícil de atingir: persistência. Como essa persistência se manifesta? É só olhar o gráfico abaixo.
Se manifesta na disciplina de postar constantemente mesmo sem ter uma audiência para ver. Acredite: isso é muito difícil. Criar conteúdo sem ter gente para elogiar é um tiro de escopeta no próprio ego. A maioria das pessoas vai desistir no meio. O Murilo fez dezenas de vídeos antes de um em especial viralizar - se ele tivesse parado no décimo nono, certamente não teria 1 milhão de seguidores. A fama é um jogo que recompensa os disciplinados.
Eu percebi que quando alguém começa uma página nova, o principal motivador dele não é ter milhões de seguidores, porque esse ainda é um conceito muito distante. O principal motivador é a opinião das pessoas. Você pode usar isso a seu favor para ter disciplina: anuncie em público que você vai fazer muitos posts, porque vai criar na sua cabeça o compromisso com seus seguidores. Ninguém quer ser lembrado como uma pessoa que desiste fácil.
Porque as pessoas desistem no caminho, então? A maioria das pessoas desiste no caminho porque é viciada em receber elogios e não em produzir o material. Ela pode até gostar do assunto que está escrevendo, mas gosta mais do disparo de dopamina que acontece no cérebro quando recebe uma curtida. Se a pessoa não for completamente obcecada pelo que está criando, a ausência de feedback vai fazer ela querer parar de criar. As pessoas que resistem são as que tem satisfação em produzir conteúdo e não satisfação na fama. É por isso que uma das necessidades fundamentais é amar de paixão o assunto, se não, quando você passar por uma maré de posts com pouco engajamento, você vai querer largar.
Isso ficou muito claro para mim na minha conversa com o Murilo. Ao invés de se vangloriar pelos números e pela fama, ele focou toda a atenção da nossa conversa para o bem que faz na vida das pessoas (casais mandam mensagem pra ele agradecendo por ter salvado o casamento e pais enviam mensagem agradecendo por ter ajudado a tirar os filhos da depressão). Ele entende a sua responsabilidade e desenvolveu um amor por produzir conteúdo e não pela fama. Pode ser mentira? Até pode, mas é improvável, porque eu costumo ter um radar pra essas coisas.
Tem pessoas que desistem no caminho e tem aqueles que sequer começam. Muita gente não consegue dar o primeiro passo porque tem medo do que as pessoas vão achar delas - o famoso medo de parecer ridículo. Elas acham que as pessoas vão sentir a mesma "vergonha alheia" que ela sente quando vê alguém que conhece começar a falar pra câmera.
Como o Pedro disse, é legal ter uma página de memes quando você tem 180 mil seguidores, mas ninguém quer ter uma página de memes com 500 seguidores. Ou como o Murilo me contou: ninguém quer que seus amigos vejam seu TikTok com 50 likes, mas todo mundo quer que as pessoas vejam seu TikTok com 1 milhão de likes. É como se a fama anulasse a vergonha da exposição. Eu batizei esse medo inicial, que costuma paralisar as pessoas, de "vale da vergonha".
Tem alguns jeitos de vencer o vale da vergonha. O Pedro venceu o vale da vergonha escondendo sua identidade no começo (ele criou a página e não contou para ninguém e até hoje ele não faz menção à página no seu perfil pessoal, não por vergonha, mas pelo trabalho). O Murilo venceu o vale da vergonha entrando no TikTok muito cedo, antes de qualquer amigo dele entrar - sem pessoas para julgar o que ele fazia, ele tinha liberdade criativa para tentar coisas novas.
Um jeito de vencer isso é só divulgar a sua página quando você tiver seguidores o suficiente para anular a vergonha. Ou então simplesmente não ligar para o que os outros pensam (difícil, mas possível). Se você internalizar que postando conteúdo de qualidade com obsessão você vai crescer a sua conta, a sua fé no sucesso vai fazer o você ignorar a dor da exposição.
Mas afinal, funciona?
Tudo que eu escrevi aqui faz algum sentido ou é uma bela babaquice? Se fosse realmente só isso, não haveriam mais pessoas com muitos seguidores? Eu sei que você está pensando isso, porque durante toda sua vida te foi vendido que se você fizesse algo com muito bem e com persistência, você atingiria seus sonhos - mas mesmo assim, você acabou não virando jogador de futebol.
Só tem um jeito de descobrir: observando acontecer na vida real. É muito difícil porque quando descobrimos alguma página ela costuma já ser famosa. E acreditar na palavra do Pedro, do Murilo e de qualquer pessoa com muitos seguidores também não resolve o problema, porque tendemos a achar que a sorte teve um papel maior nesses casos.
Para ver isso acontecendo na vida real, precisamos encontrar uma página que ainda não seja famosa, mas cujo conteúdo seja muito bom e cujo dono seja obsessivo pelo assunto que está criando. E eu já sei qual é: @umageekmedisse, da Giovanna Pagano. Ele é perfeito para esse experimento.
Ainda não é famoso por nenhuma unidade de medida: check. O dono do perfil é completamente obcecado pelo assunto que está criando: mais que check. Tem conteúdo de qualidade: check, check e check.
Embora tenha menos de 6 mil seguidores seguidores, o engajamento que a Giovanna tem nos posts dela é muito grande. Isso gera uma baita vantagem porque ela não vai precisar ter muitos seguidores para começar a ganhar dinheiro com a conta. A Giovanna encontrou uma forma de gerar receita nas redes sociais, basta ela continuar produzindo conteúdo de qualidade de forma obsessiva.
Extra: o hit
Eu não ia adicionar esse tópico, mas acabei mudando de ideia. Além do conteúdo de qualidade e da persistência obsessiva, todas as pessoas que eu conversei lembravam de algum momento em especial em que sua conta teve um salto muito grande de seguidores da noite pro dia. Um post que viralizou por acidente, um vídeo que explodiu de likes, alguma parceria que deu certo, alguma vez que ele foi citado por um artista. Essa anomalia é chamada de “hit”.
Tem dois jeitos de hitar: 1) quando algum conteúdo viraliza por acidente, porque as pessoas enviaram tanto umas pras outras que começou uma reação em cadeia. 2) quando uma pessoa com audiência grande reposta o que você criou.
A principal vantagem do hit não é o ganho instantâneo de seguidores, é o ganho instantâneo de auto-estima. Lembra que eu falei que a persistência obsessiva é o combustível pra ganhar seguidores? Um hit é como um balde de gasolina: ele gera tanta validação social para o criador de conteúdo, que ele fica obcecado em continuar produzindo.
Resumindo a história:
Encontre um assunto que você é completamente apaixonado e conheça o suficiente para produzir coisas que as pessoas achem interessante.
Produza conteúdo de uma forma obsessiva, por tempo suficiente.
Difícil, mas menos difícil do que parece.