Ter filhos, visitar a casa dos outros, loteria e outras coisas
Pensamentos aleatórios de 19/08 até 26/08
Ter filhos
Eu sempre fiquei indignado quando as pessoas falam que não querem ter filhos. Como alguém pode não querer uma coisa que eu quero tanto? Eu entendo como as pessoas não querem ter outras coisas que eu quero, tipo um MacBook novo. Menos de 0,5% da humanidade tem um MacBook novo. Mas bilhões de pessoas tem filhos. Parece não querer ter água corrente ou eletricidade.
Conversando com pessoas mais velhas, entendi o motivo que faz as pessoas não quererem filhos. A mesma razão que faz as pessoas não quererem ter MacBooks novos é a razão que faz as pessoas não quererem ter filhos: elas preferem ter outras coisas que acham mais legais. Tem mais a ver com prioridade do que com amor.
Pra essas pessoas, da mesma forma que existem coisas melhores que um MacBook novo, existem coisas melhores que ter filhos. Liberdade de viajar, por exemplo. Elas optam por ter outras coisas legais - coisas que eu também acho legais - mas menos legais.
E por que as pessoas não poderiam ter as duas? Porque a vida acaba. Se você tem tem 36 mil dias de vidas, pelo menos 9.125 deles seriam dedicados aos seus filhos.
Sociabilidade
A maior prova de que alguém tem excelentes habilidades sociais é como ela se comporta quando vê os filhos pequenos dos amigos. Você precisa de muita desenvoltura e entusiasmo genuíno pra se empolgar com uma criança que você nunca viu na vida. Crianças que não te conhecem não te dão nada em troca. Não respondem a estímulos. Você pode até parecer bobo conversando com elas. Meu pai consegue fazer isso: ele não pode ver uma criança que se entusiasma como se tivesse sido escolhido pra viajar pra Lua, que é seu maior sonho. E é genuíno: meu pai é a pessoa mais afetuosa que eu conheço.
Casa nova
Quando alguém está te mostrando cômodos de um apartamento novo que acabou de comprar ou alugar, você fica meio sem reação a cada cômodo que passa, porque não consegue escolher as palavras certas pra dizer. Falar “que lindo!” e “adorei!” soa falso ou genérico. Ficar sem reação parece inveja. Tem uma técnica infalível pra vencer isso: elogiar um aspecto individual de cada cômodo. Por exemplo, quando alguém estiver te mostrando um quarto, fale como a roupa de cama que ela escolheu é bonita e combina com o papel de parede. Mas seja genuína.
“Você falou…”
Quando alguém conta pra você alguma coisa que ela já te disse antes, é porque ela já falou pra muitas pessoas e perdeu o controle de quem já sabe.
Loteria
Uma das sensações mais únicas do mundo deve ser ganhar milhões na loteria. O exato momento em que você confere o ticket, número por número, e percebe que acertou todos. O que passa na cabeça de alguém? Como emocionalmente ele reage? O que acontece fisiologicamente com seu corpo? Como é o trajeto de carro até a Caixa Econômica Federal para retirar o prêmio? Qual a sensação quando abre o app do banco e vê R$ 100.000.000,00 escrito? Qual sua primeira ação depois que a emoção passa? Pra quem você conta? O que muda na forma de ver o mundo?
Massagistas
Massagistas não tem digitais nos dedos por causa dos óleos que usam todo dia para fazer massagem. Descobri isso na entrada do meu apartamento.
Novas amizades
O exato momento em que novas amizades se concretizam é quando um grupo de WhatsApp é criado. Percebi isso com meus irmãos. Éramos próximos até uns 5 anos atrás, mas o dia exato que criamos nosso grupo que chama “ irmões amigões ”, nunca mais nos separamos.
“Sou ruim de WhatsApp…”
Quantas vezes você ouviu a frase “eu sou ruim de WhatsApp”?. Ninguém é ruim de WhatsApp. Quando demoram pra te responder é simplesmente porque você não é a prioridade da pessoa. Se ela receber um WhatsApp do chefe ou do ex-Presidente Obama, ela responderia imediatamente. Então eliminando a variável pessoa, resta a variável prioridade.
Apple
Dos 12 aos 18 anos eu era tão fascinado pela Apple e por Steve Jobs que no instante que ele morreu, todos os meus amigos me ligaram ou mandaram uma mensagem para dar seus pêsames. Foi assim que Steve Jobs transformou o mundo. Artigo que eu escrevi em 24/02/2019.
Pequenas coisas
“As pequenas coisas. Não existe nada maior, né?” - Vanilla Sky (Netflix).
Pense na linha do tempo da sua vida. Você vai perceber que todos os eventos mais significantes surgiram de pequenas decisões que você tomou, sem querer ou não. Cada uma dessas decisões - entrar num Starbucks, responder um Stories, atravessar a rua no farol vermelho, ir para uma festa que você não queria ir, falar com uma pessoa que você não iria falar, mandar uma mensagem que você se arrependeu, clicar num link aleatório, ficar bêbado quando deveria ficar sóbrio, subir uma escada no horário certo e na hora certa - tudo isso criou desdobramentos que resultaram no que você é hoje.
Eu simplesmente amei esses textos jogados em um único post. É muito interessante ficar na própria cabeça, mas trazer isso pra fora traz tranquilidade. As ideias não se perdem. Parecem crônicas, mas não são; é apenas seu diário.