Vício em TikTok
Toda rede social vicia. O disparo de dopamina que as pessoas tem quando recebem uma curtida ou comentário, condiciona o sistema de recompensa do cérebro a ficar obcecado por atualizar o feed. Mas diferente de cigarro ou cocaína, rede social não causa câncer de pulmão e nem destrói as vias respiratórias. Rede social é uma droga que, embora o motivo do vício seja físico, o mal que ela causa é exclusivamente psicológico.
Os adultos escondem das crianças que drogas causam grande prazer, porque se falassem, crianças teriam mais curiosidade ainda em experimentar. É um jeito de proteger quem ainda não tem julgamento formado. Mas adultos não fazem isso com redes sociais, porque o mundo decidiu em algum momento que o Instagram não faz mal o suficiente para nos importarmos. Você não vê um adulto médio fumando maconha perto de crianças, mas você vê adultos obcecados pelo Instagram em público.
Eu tenho convicção de que uma criança não deveria usar TikTok por mais de 30 minutos por dia. É viciante demais.
O que faz o TikTok tão viciante? A resposta mais conveniente é dizer que o TikTok vicia porque é muito divertido, mas o Instagram também é muito divertido e não vicia tanto assim. O grande problema do TikTok é que cada vídeo condensa uma quantidade grande demais de diversão num período curto demais de tempo. É mais ou menos o mesmo motivo do crack ser mais viciante que o álcool. Não é só que o “barato” do crack seja maior, é que ele é maior num delta tempo também muito menor.
Você já teve a sensação de que não existe nada de bom no Instagram de vez em quando? Essa sensação não existe no TikTok. Toda vez que você abre o app, com certeza absoluta você vai gastar um tempo considerável atualizando a página principal. Assim como uma droga, eu não recomendaria você experimentar o TikTok, com uma única excessão: que você reduza o tempo em alguma outra rede social.